google-site-verification: googlec024a03e12b1de01.html

AGENTES COMUNITARIOS DE SAUDE DO BRASIL

BLOG DOS AGENTES COMUNITARIOS DE PROMISSÃO , LINS SABINO , GUAIÇARA , CAFELANDIA , PIRAJUI E TODA REGIÃO CENTRO OESTE PAULISTA.
Pesquisa personalizada

TRANSLATE

sábado, 31 de março de 2012

31/03/2012


Prefeitura de Promissão abre concurso para preenchimento de 58 vagas


AGORA SIM ESTA CONFIRMADO EDITAL DO CONCURSO DA PREFEITURA DE PROMISSÃO SP ,SERA LANÇADO DIA 03 SEGUNDA FEIRA ,PODE COMEÇAR A ESTUDAR CONCURSEIRO POIS PELO QUE TUDO INDICA NÃO SERA MUITO TEMPO ENTRE O EDITAL E O DIA DA REALIZAÇÃO DA PROVA.  BOA SORTE A TODOS.


A Prefeitura Municipal de Promissão abre, na próxima segunda-feira (02), inscrição para mais um concurso público visando provimento, em caráter permanente, de 58 vagas. As inscrições vão até dia 11 de abril e devem ser feitas através do site da CEMAT (www.cematconcurso.com.br). Quem não tem acesso a Internet poderá fazer a inscrição diretamente em um dos pontos oferecidos no município para acesso gratuito à rede mundial. O posto do Acessa São Paulo, localizado na avenida Silvano Faria, número 989, é um deles. A prova acontecerá no dia 22 de abril, no Colégio Xavier, situado na rua Genaro Sammarco, número 134, no centro de Promissão.


Há vagas para pessoas desde alfabetizadas até com nível superior completo. As 58 vagas estão divididas em analista de suporte (1), assistente social (1), auxiliar de enfermagem (2), auxiliar de lançadoria (1), carpinteiro (1), encanador (1), enfermeiro (2), escrituário (6), fiscal (3), mecânico (1), merendeira I (1), motorista (2), operador de pá carregadeira (1), operador de moto niveladora (2), pajem (4), pedreiro (2), servente (3), técnico em redes (1), trabalhador braçal (5), tratorista (4), visitador domiciliar (10) e zelador (4). O edital completo estará disponível, a partir de segunda-feira, no site da Prefeitura Municipal (www.promissao.sp.gov.br) e da CEMAT.

________________________________________________________________________
JOSIAS GABRIEL (ADAPTADO)
Texto: Silvana Lícia Pereira
Publicado por Eduardo Murbach, em 29/03/12 às 14h14.


sexta-feira, 30 de março de 2012

30/03/2012


Agentes de saúde pedem votação de regulamentação de piso salarial

Uma comissão de agentes comunitários de saúde e deputados entregou nesta quinta-feira (29) ao presidente da Câmara, deputado Marco Maia, um requerimento para que o projeto de lei que trata da regulamentação do piso da categoria (PL 7495/06) seja votado em Plenário. Antes disso, eles lotaram três plenários da Casa em uma audiência pública da Comissão de Seguridade Social.
Marco Maia disse que vai debater o assunto com os líderes de partidos. O deputado Raimundo Gomes de Matos (PSDB-CE), que participou da comissão especial que votou a proposta, afirmou que o pagamento do novo piso será feito de forma escalonada.
"Eu acredito que com isso o presidente Marco Maia irá colocar na reunião de líderes. É claro que a gente precisa fazer uma articulação com a Casa Civil e mostrar que não há impacto financeiro nessa pactuação. Até porque o que foi proposto pela comissão especial era para nós fazermos um escalonamento em três anos", disse.
Segundo a presidente da Confederação Nacional dos Agentes Comunitários de Saúde, Ruth Brilhante, o piso atual é o salário mínimo de R$ 622. Os agentes querem dois salários mínimos, ou R$ 1.244. Ela lembrou que o piso foi determinado pela emenda constitucional 63 e disse que os agentes vão ficar em Brasília até a votação do projeto:
"Nós vamos fazer uma vigília para que coloquem logo (o projeto) na Câmara para ser votado, porque ainda faltam duas votações: uma na Câmara e outra no Senado. Então a vigília será para que seja regulamentado e votado. Indo para a sanção da presidente, nós iremos fazer vigília também na Casa Civil", prometeu.
O deputado Benjamin Maranhão (PMDB-PB) sugeriu aos agentes comunitários de saúde que provoquem o Supremo Tribunal Federal sobre a omissão do Congresso em regulamentar a emenda.

Íntegra da proposta:

Reportagem- Sílvia Mugnatto/ da Rádio Câmara
Edição- Mariana Monteiro

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara de Notícias'

quarta-feira, 28 de março de 2012

28/03/2012

CONSOLIDAÇÃO DAS LEIS DO TRABALHO


PARA QUEM PRECISA CONHECER O REGIME DE PREVIDENCIA  CLT (CONSOLIDAÇÃO DAS LEIS DO TRABALHO)   E  NUNCA  SOUBE  ONDE  ENCONTRAR  ESTOU  POSTANDO  UM  LINK  QUE  IRA  DIRECIONA-LOS  NA  LEGISLAÇÃO  CLT.
VOCE  FUNCIONARIO  PUBLICO  OU  PRIVADO  QUE  TEM  O  REGIME  DE TRABALHO  CLT, TEM  QUE  CONHECER   O  REGIME  DE  QUE  FAZ  PARTE  É  UM DIREITO  SEU   E  VOCE  DEVE  CONHECER  A  LEI  PARA  NÃO  SER  ENGANADO .
 ACESSE   AQUI    http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/decreto-lei/Del5452compilado.htm   
SE  O  BRASILEIRO  CONHECER  SEU  DIREITO ,O BRASIL TENDE A CRESCER E SE DESENVOLVER AFINAL  É  ESSA  CAMADA SOCIAL QUE DEPENDE DE REGIMES PREVIDENCIARIOS  QUE  FAZEM DO  PAÍS  O  QUE  ELE  É ,UMA  POTÊNCIA  A NIVEL MUNDIAL.

Instituto Butantan começa a testar em humanos vacina contra dengue

Aumentar texto Diminuir texto
Agência Brasil/MA
O Instituto Butantan vai iniciar até junho os ensaios clínicos da vacina contra dengue em humanos. O estudo, feito em parceria com o Centro de Pesquisas Clínicas do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo USP), avaliará a segurança e a imunogenicidade (capacidade que uma substância tem de induzir uma reação de defesa do organismo contra determinada doença) da vacina, que é tetravalente, pois atua sobre os quatro tipos de vírus da dengue após a administração de apenas uma dose.
A estimativa do instituto é que a vacina esteja disponível para a população em três anos. Para os testes clínicos serão recrutados, a partir de abril, 300 voluntários de 18 e 50 anos de idade. Segundo o Butantan, os resultados dos testes de segurança serão obtidos logo no primeiro ano de análise, mas todos os voluntários serão acompanhados por um período de cinco anos após a vacinação.
“Esse é um passo muito importante para a saúde pública e para a ciência, representando um avanço significativo na prevenção da dengue. A vacina já se mostrou segura e imunogênica em estudos anteriores e esperamos obter o mesmo sucesso nessa nova etapa”, avaliou Alexander Precioso, diretor médico de Ensaios Clínicos do Instituto Butantan.
Hoje (28), a Secretaria de Saúde paulista divulgou mais um balanço da doença em São Paulo. De acordo com os dados, o número de casos registrados entre 1º de janeiro e a semana passada caiu 93% em comparação com o mesmo período do ano passado. O Sistema de Informações de Agravos de Notificação (Sinan) registrou 2.247 casos autóctones (com transmissão dentro do estado) de dengue.
No mesmo período do ano passado, houve 32.549 casos confirmados da doença. Guaratinguetá, no Vale do Paraíba, lidera o número de casos informados à secretaria pelo Sinan (408), seguida pelos municípios de Pontal (300) e Potim (200). As regiões do Vale do Paraíba, de Ribeirão Preto e Araraquara concentram 67% dos casos de dengue no estado, com 1.350 confirmações.
Até o momento, foi confirmada uma morte por dengue no município de Pontal, região de Ribeirão Preto, ocorrida em janeiro. No ano passado, 50 pessoas morreram por causa da doença. Em 2010, foram registradas 140 mortes dengue. Dos 645 municípios paulistas, 490 não registraram nenhum caso da dengue até agora.
fonte:http://www.midiamax.com/

terça-feira, 27 de março de 2012


27/03/2012 - 07h00

Mulher pede indenização por ficar grávida tomando pílula indevidamente; saiba como tomar o anticoncepcional

Do UOL, em São Paulo


 No começo do mês de março, uma mulher de São Paulo teve seu pedido de indenização negado por ter engravidado tomando pílula anticoncepcional. Inicialmente, a mulher alegava que fora vítima da "pílula de farinha", como ficou conhecido o lote da pílula Microvlar que não continha o princípio ativo que evita a gravidez. Entretanto, após análise médica, ficou comprovado o uso inadequado do remédio. "A autora relatou um método de usar a pílula totalmente impróprio, disse que tomava os comprimidos duas vezes por dia e parava nos finais de semana", diz o informe do Tribunal de Justiça.
Não são raros os relatos de médicos de que muitas mulheres, principalmente as mais jovens, tomam o anticoncepcional de forma errada. Por isso, o UOL Ciência e Saúde reuniu as principais dúvidas para você saber como tomar de maneira correta a pílula e evitar uma gravidez não desejada. Se você tiver alguma dúvida, deixe seu comentário.
Como a pílula deve ser tomada?
A pílula deve ser tomada diariamente, sem esquecimentos, preferencialmente sempre no mesmo horário. A primeira cápsula deve ser tomada no primeiro dia de sangramento menstrual. Algumas cartelas vêm com 21 e outras com 24 comprimidos, mas sempre deve-se seguir o ciclo de 28 dias.
Pode começar a tomar a pílula depois do primeiro dia do ciclo?
Sim, alguns países indicam o início do uso no quinto dia, mas o uso pode ser iniciado a qualquer momento. Entretanto, nestes casos, a contracepção só será evitada a partir do segundo ciclo.
Depois de quanto tempo a pílula faz efeito?
Se você começar a tomar no primeiro dia do ciclo menstrual, e tomar corretamente de acordo com o indicado pelo médico, já estará protegido. Se começou no meio do ciclo, é necessário esperar o próximo ciclo para total proteção.
Tem que tomar todo dia no mesmo horário?
As pílulas anticoncepcionais devem ser tomadas no mesmo horário, pois o tempo de ação de cada pílula é de aproximadamente 24 horas. Tomar em horários irregulares não necessariamente tira o seu efeito, mas pode levar a um fenômeno comum conhecido como spotting ou sangramento de escape, e até mesmo irregularidades menstruais, diz Gilberto Nagahama, coordenador do serviço de ginecologia e obstetrícia do hospital San Paolo.
Em quanto tempo pode tomar a pílula esquecida?
O ideal é que se tome a pílula em até 12 horas após o horário de costume. Se o esquecimento for no começo ou no final do ciclo, há risco de gravidez e o ideal é usar outros métodos contraceptivos. Se o esquecimento for de duas ou mais pílulas, o indicado é iniciar uma nova cartela.
Qual a eficiência da pilula?
Segundo o índice de Pearl, se tomada corretamente, a pílula permite a gravidez de 0,1 a 1 mulher a cada 100.

Após algum tempo tomando anticoncepcional é necessária uma pausa?
Não, este é um conceito antigo. Não se recomenda parada do uso do contraceptivo, exceto se houver desejo reprodutivo.
Pode usar pílula amamentando? 
Sim. Os contraceptivos usados no período da amamentação são exclusivos para essa fase e têm como objetivo não interferir na qualidade do leite e, ao mesmo tempo, oferecer o efeito contraceptivo.
Pílula evita o contágio de doenças sexualmente transmissíveis?
Não,  esta relação não existe e a proteção deve ser feita única e exclusivamente pelo uso dos preservativos masculino ou feminino (camisinha), diz a ginecologista e obstetra Viviane Monteiro.
Outros medicamentos podem influenciar no efeito do anticoncepcional?
Sim, alguns antibióticos, anticonvulsivantes, retrovirais, antidepressivos e até mesmo inocentes fitoterápicos, como a erva de São João, podem interferir na eficácia da pílula. Por isso é indispensável consultar um médico antes de utilizar qualquer medicamento.
A menstruação é necessária para limpar o organismo?
Não. A menstruação é o resultado do funcionamento normal do organismo, mas existe muita confusão quando se trata da suspensão da menstruação por algum medicamento, como por exemplo anticoncepcionais. Neste caso, não ocorre acúmulo de sangue que, portanto, não precisa ser eliminado.
Quais os tipos de pílula?
Existem diversas opções de pílulas anticoncepcionais no mercado, com baixa dosagem de estrogênios; combinadas de estrogênio e progesterona, com doses variantes (ou não) ao longo do ciclo. Por isso, é essencial que o médico prescreva o anticoncepcional para cada caso.
(Com informações da Sogesp, Associação de Obstetrícia e Ginecologia do Estado de São Paulo)

domingo, 25 de março de 2012

25/03/2012

Promissão tem a maior nota da região em índice de saúde

Índice coloca o município acima da nota do Estado, do país e de cidades como Lins, Penápolis e Bauru
O governo do município de Promissão, funcionários públicos da saúde e toda população têm mais uma conquista a comemorar. A cidade foi avaliada e certificada com uma das maiores nota no índice de Desempenho do SUS (Sistema Único de Saúde), o IDSUS. A nota obtida foi 5.78, sendo acima da nota do estado de São Paulo, 5.47 e do país, 5.77. Bauru teve 5.23, Guaiçara 5.54, Lins 4.53 e Penápolis, 5.73.

A média foi elaborada levando em conta as modalidades ambulatorial e hospitalar, em atendimentos voltados à saúde da criança, materno infantil, saúde da mulher, geral, urgência e emergência permeando por diferentes tipos de complexidade básica, média e alta. Os períodos analisados foram 2007 a 2009, em algumas modalidades e 2008 a 2010 em outras.
Merece destaque
O município destacou-se no trabalho desenvolvido pelas equipes de saúde bucal; pela cobertura do atendimento pré-natal (a cidade desenvolve com sucesso o Programa Gestante, incentivando as consultas pré-natais e entregando um kit-gestante ao final da série de consultas e exames necessários para a saúde do bebê); alta efetividade do atendimento em UTI (Unidade de Terapia Intensiva), com baixos índices de óbitos em menores de 15 anos; aumento do acesso ao exame de mamografia (o município implantou, em maio de 2009, um Centro Municipal de Mamografia, prevenindo o câncer de mama nas mulheres promissenses).

Teve boas notas também a avaliação dos exames citopatológicos (o município tem um programa específico que incentiva o exame diagnóstico precoce do câncer de colo de útero, com o atendimento na Casa de Saúde da Mulher e na Unidade Móvel de Saúde que, itinerante, vai aos bairros do perímetro rural e urbano da cidade, levando a prevenção) e efetividade também na cura da tuberculose e hanseníase, devido a um intenso trabalho de acesso e cura das doenças.

E não para por aí. Promissão teve nota máxima também na vacinação tetravalente em crianças com menos de 1 ano. Neste quesito, é importante destacar que a cidade tem uma Casa de Saúde da Criança com salas novas, equipamentos novos, totalmente equipadas com geladeira para conservação de vacinas, entre outros.

Conforme informou o Prefeito Municipal, professor Geraldo Chaves Barbosa, e a Secretaria Municipal de Saúde, dra Maria Antonieta Gasparini (Tuca), são muitos os motivos para comemorar. “São os frutos de um trabalho cuidadoso com a saúde”, destacou Tuca. “Sendo o resultado de investimentos feitos para que, na prática a família promissense tenha atendimentos de saúde de excelência e os resultados podem ser conferidos através deste alto índice avaliativo”, completou o Prefeito.  Foto: Silvana Lícia Pereira
Texto: Silvana Lícia Pereira


 SE VOCE QUER SABER QUAL A NOTA DA SUA CIDADE E COMO ELA SE DESTACOU NO  Índice de Desempenho do SUS (IDSUS)  BASTA SEGUIR O LINK http://portal.saude.gov.br/portal/saude/area.cfm?id_area=1080  .






terça-feira, 20 de março de 2012


“Incentivo financeiro não é suficiente para custeio de agentes comunitários”

O Ministério da Saúde (MS) aumentou o incentivo financeiro que repassa mensalmente aos municípios, por meio do Piso da Atenção Básica (PAB) variável, para os 250.903 Agentes Comunitários de Saúde (ACSs) que atuam na estratégia Saúde da Família. O reajuste é de 16,3%, retroativo ao último mês de janeiro e eleva o valor do incentivo de R$ 750 para R$ 871. Para garantir este benefício, o investimento do ministério será de R$ 403 milhões por ano, recursos que poderão ser ainda maiores, uma vez que a quantidade de ACSs tem sido crescente.

Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, esse recurso financeiro destina-se ao custeio do Programa de Agentes Comunitários de Saúde, porém mesmo com reajuste informado pelo MS, não será suficiente para custear os gastos atuais. 

“O salário do ACS em Catanduva é de R$ 741,18, Cesta Básica: R$ 133,00, encargos trabalhistas R$ 222,33 ( FGTS e INSS), um total de R$ 1.096,83. Além dos gastos decorrentes da remuneração, também é necessário para manutenção do Programa, a aquisição do Kit ACS, composto por: filtro solar, mochila, pipeta, prancheta, canetas, lápis e borracha, uniforme, lanterna, chave de fenda, luva de borracha, impressos para preenchimento. Logo, verifica-se que o valor repassado pelo MS, mesmo que com reajustes, é insuficiente para manutenção do Programa e que atualmente, cabe ao município a complementação financeira”, detalhou a pasta, salientando que hoje a Estratégia de Saúde da Família conta com 113 Agentes Comunitários de Saúde (ACS). 

Em Catanduva haverá a contratação de novos ACS, de acordo com a implantação de novas equipes. No momento a SMS aponta que a previsão é de ampliação do número de ACS para compor as equipes das Unidades de Saúde da Família do Monte Líbano e Pachá. 

“Para ser Agente Comunitário de Saúde é necessário atender o disposto na Lei Federal Nº 11.350, de 5 de outubro de 2006, em especial o Art. 6º, em que o Agente Comunitário de Saúde deverá residir na área da comunidade em que atuar, desde a data da publicação do edital do processo seletivo público; haver concluído, com aproveitamento, curso introdutório de formação inicial e continuada; e haver concluído o ensino fundamental”, explica a SMS.
ACS 

Os Agentes Comunitários de Saúde são profissionais vinculados às Unidades Básicas de Saúde (UBSs). Eles realizam ações individuais ou coletivas de prevenção a doenças e promoção de saúde por meio de ações educativas nos domicílios e na comunidade. Com o reajuste, o financiamento anual do Ministério da Saúde para a garantia do incentivo financeiro aos Agentes Comunitários de Saúde passa de R$ 2,5 bilhões para R$ 2,9 bilhões. Cada Agente Comunitário de saúde é responsável pelo acompanhamento de, no máximo, 150 famílias ou 750 pessoas. O acompanhamento do trabalho destes profissionais é feito por um enfermeiro da equipe da estratégia Saúde da Família, lotado na respectiva Unidade Básica de Saúde. O agente deve ser vinculado ao município, que deverá aderir à estratégia para receber o incentivo financeiro do governo federal. Para ser um ACS, é preciso que o profissional seja morador (há pelo menos dois anos) da área onde exercerá as atividades, saber ler e escrever, ter mais de 18 anos e disponibilidade de tempo integral para exercer a função de agente comunitário. O recrutamento destes profissionais deve se dar por meio de processo seletivo promovido pelo município, com o acompanhamento da secretaria estadual de saúde.

sábado, 17 de março de 2012


Resistência a antibióticos é desafio para medicina, diz OMS

Atualizado em  17 de março, 2012 - 07:15 (Brasília) 10:15 GMT
Antibióticos (Foto: BBC)
Segundo OMS, mundo caminha para era 'pós-antibióticos', na qual até um arranhão pode ser fatal
A crescente resistência humana a antibióticos poderá fazer com que esses medicamentos não sejam mais eficazes em um futuro próximo, levando o mundo a uma era "pós-antibióticos", na qual uma simples infecção na garganta ou um arranhão podem ser fatais, diz a OMS (Organização Mundial da Saúde).
"Uma era pós-antibióticos significa, de fato, o fim da medicina moderna como a conhecemos", diz a diretora-geral da OMS, Margaret Chan.
Ao falar em um encontro de especialistas em doenças infecciosas realizado nesta semana na Dinamarca, Chan alertou para o desafio que esta nova realidade representa, especialmente para os países em desenvolvimento, que são os principais afetados por essas enfermidades.
"Muitos países estão incapacitados pela falta de infra-estrutura, incluindo laboratórios, diagnósticos, confirmação de qualidade, capacidade de regulação, monitoramento e controle sobre a obtenção e a utilização de antibióticos", diz Chan.
"Por exemplo, comprimidos contra malária são vendidos individualmente em mercados locais. Também há abundância de antibióticos falsos ou de baixa qualidade", afirma.

Uso excessivo

As declarações da diretora da OMS foram feitas em um momento em que diversos grupos americanos de especialistas em doenças infecciosas publicaram um relatório no qual pedem que autoridades de saúde e políticos em todo o mundo aumentem os esforços para melhorar o uso dos antibióticos existentes e promover a investigação de novos medicamentos.
Especialistas afirmam que a atual resistência das bactérias a antibióticos é causada principalmente pelo mau uso desses remédios e que, muitas vezes, são os próprios médicos que receitam os medicamentos excessivamente.
Segundo os autores do estudo, entre as medidas para evitar a resistência está o estabelecimento de programas que ajudem os médicos a decidir quando é necessário receitar um antibiótico e qual a melhor opção de tratamento.

SAI NOVA PORTARIA DOS ACS


SAI NOVA PORTARIA DOS ACS   AGORA   É   871 .00 REAIS

SAIU A PORTARIA 2012 DOS AGENTES COMUNITARIOS DE SAUDE ,NOVA PORTARIA AGORA NÃO E MAIS 750 00 R$ E SIM 871 00 ,ATENÇÃO AGENTES COMUNITARIOS DE SAUDE DO BRASIL  ,USEM A PUBLICAÇÃO DA PORTARIA PARA REINVINDICAR SEUS DIREITOS ,PARABENS AGENTES COMUNITARIOS DE SAUDE  DO  NOSSO BRASIL ,O GOVERNO FEDERAL  PROPORCIONOU UM AUMENTO REAL  DE  16 %  NO PISO OU UM AUMENTO DE 121.00 R$ .
O DIREITO É DE TODOS OS AGENTES COMUNITARIOS DE SAUDE DO NOSSO BRASIL,PARABENS.SEGUE ABAIXO A RESPECTIVA PORTARIA 2012.
LEMBRANDO PRINCIPALMENTE AOS EMPREGADORES QUE A PORTARIA É RETROATIVA  COM EFEITOS FINANCEIROS A PARTIR DE JANEIRO DE 2012 OU SEJA ,TEM A DIFERENÇA DE 871 00 MENOS 750 ,QUE DA 242 00 REAIS A MAIS ,FORA O AUMENTO ,PORTANTO FIQUEM ATENTOS , ACS E BOA SORTE. 
PORTARIA Nº 459, DE 15 DE MARÇO DE 2012ImprimirE-mail
Legislações - GM
Sex, 16 de Março de 2012 00:00
PORTARIA Nº 459, DE 15 DE MARÇO DE 2012


Fixa o valor do incentivo de custeio referente à implantação de Agentes
Comunitários de Saúde.

O MINISTRO DE ESTADO DA SAÚDE, no uso de suas atribuições que lhe conferem os
incisos I e II do parágrafo único do art. 87 da Constituição, e
Considerando a Portaria nº 2.488/GM/MS, de 21 de outubro de 2011, que aprova a Política Nacional da Atenção Básica e dispõe como responsabilidade do Ministério da Saúde, a garantia de recursos financeiros para compor o financiamento da atenção básica; e,
Considerando a necessidade de revisar o valor estabelecido para o incentivo de custeio referente às equipes de Saúde da Família, às equipes de Saúde Bucal e aos Agentes Comunitários de Saúde, resolve:

Art. 1º Fica fixado em R$ 871,00 (oitocentos e setenta e um reais) por Agente Comunitário de Saúde (ACS) a cada mês, o valor do incentivo financeiro referente aos ACS das estratégias de Agentes Comunitários de Saúde e de Saúde da Família.
Parágrafo único. No último trimestre de cada ano será repassada uma parcela extra, calculada com base no número de ACS registrados no cadastro de equipes e profissionais do Sistema de Informação definido para este fim, no mês de agosto do ano vigente, multiplicado pelo valor do incentivo fixado no caput deste artigo.

Art. 2º Os recursos orçamentários, de que trata esta Portaria, correrão por conta do orçamento do Ministério da Saúde, devendo onerar o Programa de Trabalho 10.301.2015.20AD - Piso de Atenção Básica Variável - Saúde da Família.

Art. 3º Esta Portaria entra em vigor na data de sua publicação, com efeitos financeiros a partir da competência janeiro de 2012.

ALEXANDRE ROCHA SANTOS PADILHA
  

domingo, 11 de março de 2012


Prefeito Geraldo anuncia cerca de 54% de aumento no ticket-alimentação
Com o aumento, ticket vai de R$ 130 para R$200
No final da tarde de sexta-feira (09), o Prefeito Municipal de Promissão, professor Geraldo Chaves Barbosa, anunciou que pretende aumentar o ticket-alimentação dos funcionários da Prefeitura em cerca de 54%. Até este mês, os servidores receberam R$ 130 de ticket e, a partir de abril (referente ao mês trabalhado de março) os servidores deverão receber R$ 200. Foi nesta sexta-feira também que o Chefe do Executivo promissense enviou para a Câmara Municipal um projeto de lei que dispõe sobre o benefício para apreciação e aprovação. A Casa de Lei tem sessão na próxima segunda-feira (12).

Geraldo disse que a finalidade foi fazer com que as famílias pudessem aumentar o poder de compra, levando mais alimentos para casa. “Com o aumento do valor do ticket-alimentação, os funcionários municipais terão condições de fazer mais aquisição de alimentos e aplicando o dinheiro que utilizaria para isso em outras coisas que considerarem necessário. Os funcionários que tem renda menor serão os grandes beneficiados com este aumento que melhorará significativamente o valor destinado para alimentação. Esta é mais uma medida assumida e cumprida por esta administração, na intenção de incentivar e valorizar o funcionalismo público, reconhecendo o trabalho que os funcionários da Prefeitura fazem em prol da coletividade, em benefício da família promissense”, relatou o Prefeito Geraldo. Sobre o aumento salarial, o Chefe do Executivo disse que assim que publicado os índices oficiais do período, enviará mais um projeto de lei para a aprovação da Câmara.

sábado, 10 de março de 2012

10/03/2012


Prefeito Geraldo anuncia cerca de 54% de aumento no ticket-alimentação

Com o aumento, ticket vai de R$ 130 para R$200


No final da tarde de sexta-feira (09), o Prefeito Municipal de Promissão, professor Geraldo Chaves Barbosa, anunciou que pretende aumentar o ticket-alimentação dos funcionários da Prefeitura em cerca de 54%. Até este mês, os servidores receberam R$ 130 de ticket e, a partir de abril (referente ao mês trabalhado de março) os servidores deverão receber R$ 200. Foi nesta sexta-feira também que o Chefe do Executivo promissense enviou para a Câmara Municipal um projeto de lei que dispõe sobre o benefício para apreciação e aprovação. A Casa de Lei tem sessão na próxima segunda-feira (12).

Geraldo disse que a finalidade foi fazer com que as famílias pudessem aumentar o poder de compra, levando mais alimentos para casa. “Com o aumento do valor do ticket-alimentação, os funcionários municipais terão condições de fazer mais aquisição de alimentos e aplicando o dinheiro que utilizaria para isso em outras coisas que considerarem necessário. Os funcionários que tem renda menor serão os grandes beneficiados com este aumento que melhorará significativamente o valor destinado para alimentação. Esta é mais uma medida assumida e cumprida por esta administração, na intenção de incentivar e valorizar o funcionalismo público, reconhecendo o trabalho que os funcionários da Prefeitura fazem em prol da coletividade, em benefício da família promissense”, relatou o Prefeito Geraldo. Sobre o aumento salarial, o Chefe do Executivo disse que assim que publicado os índices oficiais do período, enviará mais um projeto de lei para a aprovação da Câmara.

quarta-feira, 7 de março de 2012


06/03/2012 - Possível gel anti-HIV apresenta resultados positivos em estudo em sexo anal
Por redação
Alterar tamanho da fonte: A+ | a-
O novo produto ainda precisa passar por outros testes mais abrangentes antes de ser lançado no mercado, mas o gel contra o HIV, foi tido como seguro após a primeira fase de testes. Trata-se do Tenofovir, antirretroviral já utilizado na forma de comprimidos ou de gel vaginal. O microbicida, como é chamado, é uma tentativa da medicina para reduzir a transmissão do HIV pelo sexo anal.

O produto é uma nova versão do gel vaginal, porém, com menos glicerina, o que o deixa mais adaptado para o ânus, tendo em vista que, sem proteção, o risco de transmissão do HIV pelo sexo anal é até 20 vezes maior que pelo sexo vaginal em razão da maxivascularização da região.

O estudo para comprovar a eficácia do gel foi feito com 65 mulheres e homens dos EUA. Uma parcela deles usou o gel e outra outros produtos para fins de comparação e efeito placebo, penas 18% dos participantes apresentaram efeitos colaterais significativos.

“Os resultados mostram que a versão adaptada ao reto do tenofovir foi muito mais bem tolerada do que a fórmula vaginal, quando usada no reto”, concluiu Ian McGowan, da Universidade de Pittsburgh, um dos responsáveis pelo estudo clínico.

quinta-feira, 1 de março de 2012


SUS: hospitais têm que registrar número do cartão
Mesmo sem cartão, atendimento não pode ser negado
Cartão SUS deve ser apresentado no momento do atendimento (Foto: Divulgação)
A partir desta quinta-feira, 1º, hospitais e clínicas que atendem pelo Sistema Único de Saúde (SUS) são obrigados a registrar o número do Cartão Nacional de Saúde dos pacientes nos formulários de atendimento.
Inicialmente, a obrigatoriedade vale para os serviços considerados complexos, como internação, sessão de quimioterapia, de hemodiálise e transplantes. O profissional do ambulatório ou hospital deve registrar o número do cartão nos documentos de entrada do paciente, de internação e na alta hospitalar.

Se o paciente não souber informar o número, o atendente deve consultar o sistema de dados do SUS. Caso não tenha o cartão, o atendimento não pode ser negado ao paciente. A meta é que todos os brasileiros tenham o cartão até 2014, com um número único e válido em todo o Brasil.

Com o registro do cartão, o governo federal quer monitorar o histórico de consultas, exames, cirurgias e internações de quem passa pela rede pública e reunir essas informações em uma base nacional que possa ser acessada por qualquer hospital público. Por exemplo, o médico poderá saber a data, cidade e o número de vezes que um paciente foi internado.

Em julho do ano passado, o Ministério da Saúde publicou portaria com as orientações para o registro do cartão nos formulários e o prazo para a adequação das unidades de saúde.

De acordo com o ministério, será definido ainda o registro dos usuários de planos de saúde no cadastro do cartão. Mesmo sem o documento, o atendimento está garantido aos clientes de planos.

Fonte: Agência Brasil
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...