Técnica atinge células cancerígenas, com risco mínimo aos tecidos sadios.
Equipamento é acessível na rede pública paulista por meio do Icesp.
Do G1, em São Paulo
Um aparelho disponível no Instituto do Câncer do Estado de São Paulo (Icesp) é o primeiro a ser adotado por um hospital público do país para tratar câncer por meio de uma técnica conhecida como radiocirurgia. O procedimento dispensa a necessidade de cortes no corpo do paciente.
Com o equipamento, uma grande dose de radiação é usada em pontos específicos do corpo para matar as células cancerígenas. Segundo a Secretaria de Saúde paulista, a chance de danos a tecidos sadios é mínima.
Novo aparelho a laser trata doenças
na próstata no SUS de São Paulo
Instituto do Câncer de SP apresenta ultrassom capaz de destruir tumores
A R$ 14 mil, nova droga contra tumor
de próstata começa a ser vendida
Estímulos elétricos no cérebro tratam
doença de Parkinson em São Paulo
A operação é recomendada para pessoas que tenham câncer, mas não podem passar por cirurgias convencionais. É indicado tanto para combater tumores primários ou mesmo metástases no pulmão e na coluna vertebral - desde que isoladas e com no máximo 5 centímetros de diâmetro.
A radiocirurgia pode durar cerca de uma hora e permite a liberação imediata do paciente. São necessárias até cinco sessões durante todo o tratamento. Já na radioterapia tradicional, o número de sessões pode chegar a 30.
Antes do tratamento, a localização exata do tumor é conhecida por imagens coletadas por uma equipe de médicos e físicos. A precisão do aparelho permite que o tumor seja destruído mesmo após pequenas movimentações provocadas pela respiração. Os disparos de radiação mudam quando o equipamento detecta um tecido saudável, o que reduz o risco de danos a regiões sadias no corpo do paciente.
Segundo o diretor-geral do Icesp, o oncologista Paulo Hoff, a técnica é importante por estar disponível no Sistema Único de Saúde (SUS) e ser um tratamento de ponta, mesmo que indicado a apenas alguns pacientes.
fonte:http://g1.globo.com/ciencia-e-saude/noticia/2011/10/aparelho-disponivel-no-sus-trata-cancer-com-radiacao-e-sem-cortes.html
google-site-verification: googlec024a03e12b1de01.html
AGENTES COMUNITARIOS DE SAUDE DO BRASIL
BLOG DOS AGENTES COMUNITARIOS DE PROMISSÃO , LINS
SABINO , GUAIÇARA , CAFELANDIA , PIRAJUI E TODA REGIÃO CENTRO OESTE PAULISTA.
Páginas
Pesquisa personalizada
TRANSLATE
Assinar:
Postar comentários (Atom)
É O BRASIL PARECE ATE QUE ESTA DIVIDIDO EM DOIS .O NORTE NORDESTE FALTA RECURSO E PROSPERIDADE NO SUL SUDESTE UM PAÍS QUE FAZ O PIB E AS RIQUEZAS DO BRASIL CRESCEREM,FALTA INVESTIMENTO DO GOVERNO FEDERAL NO NORTE NORDESTE BRASILEIRO,CHEGA DE FALAR EM BOLSA FAMILIA COMECEM A INVESTIR NO BRASIL POR INTEIRO,QUE DEMORA HEIN ,LOGO ,LOGO O BRASIL DO SUL VAI SER O MELHOR PAÍS DO MUNDO E O NORTE COMPARADO A PAISES COMO DA AFRICA ,CHEGA DE HIPOCRISIA.
ResponderExcluirgostaria de saber por favor se no caso de manchas na pele causadas por lesões micoses se o tratamento a laser que é remover as manchas se o sus faz também obrigada
ResponderExcluir