15/02/2012
Antibióticos são ineficazes no tratamento da sinusite aguda
15/02/2012 - 10:53O tratamento com o antibiótico amoxicilina em pacientes com sinusite aguda não complicada (inflamação da cavidade nasal e seios), não se traduzem em uma diferença significativa nos sintomas em comparação com pacientes tratados com placebo, de acordo com um estudo publicado em "JAMA". Os antibióticos são comumente utilizados para tratar esta doença, embora haja poucas evidências apoiando a sua eficácia.
Rinossinusite aguda é uma doença comum que está associada com uma doença grave, o tempo de trabalho perdidos, e dos custos de tratamento. De acordo com informações no artigo, "tendo em conta a ameaça à saúde pública representada pela crescente resistência aos antibióticos, precisamos de uma forte evidência do alívio dos sintomas para justificar a prescrição de antibióticos para esta doença, geralmente auto-limitante.
Em ensaios controlados com placebo clínicos para avaliar o tratamento com antibióticos, os resultados foram conflitantes, provavelmente devido a diferenças nos critérios de diagnóstico e avaliação de resultados. "As diretrizes baseadas em evidências para essa condição, recomendam limitar o tratamento antibiótico a pacientes com sintomas graves de moderada ou grave.
A pesquisadora Jane M. Garbutt, e seus colegas da Faculdade de Medicina da Universidade de Washington, realizaram um estudo para examinar o efeito do tratamento com amoxicilina na qualidade de vida de adultos com diagnóstico clínico de rinossinusite bacteriana aguda.
O estudo incluiu 166 adultos (36 por cento homens) que foram randomizados para receber por 10 dias ou amoxicilina (1500 mg / dia) ou placebo, administrado em 3 doses diárias. Alguns dos sintomas mais comuns relatados pelos participantes no início do estudo foram dor facial ou pressão, corrimento nasal e tosse, todos os pacientes receberam entrega tratamento sintomático para dor, febre, tosse e congestão nasal.
O resultado primário do estudo foi a melhoria da qualidade de vida, após 3 a 4 dias de tratamento. Os desfechos secundários incluíram a avaliação do paciente de acordo com mudanças nos sintomas de sinusite e de status funcional, recidiva ou recaída, e tolerância aos efeitos adversos do tratamento.
Os pesquisadores descobriram que a variação média de resultados dos testes foi semelhante em ambos os grupos no dia 3 e dia 10, mas diferente no dia 7-para amoxicilina. Os autores também não encontraram diferenças por grupo de estudo em termos de dias de trabalho perdidos ou incapacidade para realizar atividades habituais, as taxas de recaída, recidiva em 28 dias e satisfação com o tratamento. Não houve eventos adversos graves e grupos de estudo não demonstrou diferenças significativas no relato de efeitos adversos da medicação do estudo.
"Existe agora um considerável corpo de evidências que os antibióticos oferecem pouco ou nenhum, benefício para pacientes com diagnóstico clínico de rinossinusite aguda. No entanto, o tratamento com antibióticos para infecções do trato respiratório muitas vezes é esperado pelos pacientes e prescrita por médicos ", dizem os pesquisadores, acrescentando que" as diretrizes clínicas no Reino Unido e diretrizes recentes nos Estados Unidos, sugerem a conduta expectante, e uma abordagem alternativa para o tratamento pacientes para os quais a reavaliação é possível evitar que o tratamento com antibióticos, nestes casos,.
Nenhum comentário:
Postar um comentário