google-site-verification: googlec024a03e12b1de01.html

AGENTES COMUNITARIOS DE SAUDE DO BRASIL

BLOG DOS AGENTES COMUNITARIOS DE PROMISSÃO , LINS SABINO , GUAIÇARA , CAFELANDIA , PIRAJUI E TODA REGIÃO CENTRO OESTE PAULISTA.
Pesquisa personalizada

TRANSLATE

sábado, 6 de novembro de 2010

Prefeitura de Promissão monta laboratório para controle da leishmaniose





Depois de instalado um laboratório para controle e combate da Dengue, a Secretaria da Saúde da Prefeitura de Promissão agora conta com mais uma área de análise de material coletado. Desta vez, trata-se de um laboratório próprio para processamento de sangue e preparo de amostras com vistas a realização de exame de Leishmaniose em cães, seguindo as novas diretrizes do Programa de Vigilância e Controle da Leishmaniose Visceral Americana (LVA) do Estado de São Paulo.

Conforme informações da médica veterinária responsável pelo Setor de Leishmaniose em Promissão Cláudia Negreiros, a realização do Inquérito Canino, ou seja, da coleta de sangue dos cães, passa a ser feita através da retirada de sangue da veia do animal, colocação em tubos apropriados que são acondicionados em caixas térmicas até serem levados para o Laboratório.

“As amostras são centrifugadas para que ocorra a separação do soro sanguíneo o qual é depositado em microtubos, congelados e assim armazenados até o momento de serem enviados ao Instituto Adolfo Lutz de Bauru, onde ocorre a realização do exame sorológico para Leishmaniose”, contou.

A nova metodologia, segundo a Nota Técnica CCD – 02/2009, permite agilização na realização dos exames e, consequentemente, na liberação dos resultados, além da minimização de interferentes relacionados com a qualidade das amostras de sangue.

“Trata-se de um trabalho meticuloso onde cada etapa deve ser seguida rigorosamente para que não haja interferência no resultado do exame, sendo todo o material adequadamente identificado e descartável”, relatou a Secretária de Saúde, Dra Maria Antonieta Gasparini (Dra Tuca).

O Instituto Adolfo Lutz emite planilhas com os resultados das amostras que são enviadas ao Setor de Controle de Leishmaniose Municipal, responsável por todo o processo de coleta e processamento das amostras no Laboratório do município. Quando de resultado negativo, o proprietário do animal é comunicado via correio. Já no caso de resultado positivo, a equipe faz a comunicação pessoalmente, com vistas a esclarecer sobre os procedimentos a serem adotados.

Para o Prefeito Municipal, Prof. Geraldo Chaves Barbosa, a instalação de um laboratório próprio em Promissão traz mais um avanço na área de saúde preventiva do município. “O método vai agilizar o procedimento que é de grande importância na identificação e controle da Leishmaniose, doença que atinge não só os cães, mas também o ser humano. É mais uma iniciativa para promover ainda mais saúde no município”, declarou. O laboratório funciona na avenida Silvano Faria, no antigo Lanchódromo.
fonte:http://www.promissao.sp.gov.br/sdi/

Um comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...