google-site-verification: googlec024a03e12b1de01.html

AGENTES COMUNITARIOS DE SAUDE DO BRASIL

BLOG DOS AGENTES COMUNITARIOS DE PROMISSÃO , LINS SABINO , GUAIÇARA , CAFELANDIA , PIRAJUI E TODA REGIÃO CENTRO OESTE PAULISTA.
Pesquisa personalizada

TRANSLATE

domingo, 23 de janeiro de 2011

Prefeitura de Promissão adquire mais um equipamento para combate da Dengue





O governo do município de Promissão, através da Secretaria Municipal da Saúde e Controle de Vetores, acaba de adquirir mais um equipamento visando inibir a proliferação do mosquito transmissor da Dengue, o Aedes Aegypti. Trata-se de um atomizador costal, uma espécie de borrifador do produto contra o mosquito, utilizado em locais num radio de 250 metros de onde houver caso de registro da doença, realizando a chamada nebulização. Isso porque o mosquito infectado pode voar até 250 metros para depositar suas larvas em água parada.

Segundo o responsável pelo Controle de Vetores do município, Geraldo Nunes da Silva, o equipamento que é ainda mais moderno, aperfeiçoará as atividades do setor. “Em reuniões com outras cidades, percebemos que poucos municípios tem esta estrutura existente em Promissão, com funcionários específicos para o controle e combate de vetores, laboratório para identificação do índice larvário e agora com 4 atomizadores”, contou. Conforme Silva existe um cuidado muito grande no município contra a proliferação do Aedes Aegypti. “Mesmo em caso de suspeita, a recomendação é que não aguardemos a confirmação para então realizar a nebulização. Já fazemos evitando o aumento de casos”, relatou.

Durante todo o ano, a Prefeitura conta com uma equipe de visitadores domiciliares que, casa a casa, comércio a comércio, verificam se há existência de larvas do mosquito transmissor da Dengue e orientam a população para que haja conscientização contra a doença. São realizados trabalhos nas escolas também e divulgação em rádio, carro de som, jornais e panfletos buscando que todos façam sua parte contra a Dengue.

Inclusive, na última semana, um aviso veiculado em rádio e carro de som alertava a população para os principais fatores desta época do ano, vitais para a proliferação do mosquito: a incidência de chuvas e o aumento do calor. Conforme informações do setor municipal, em período normal o ciclo evolutivo do Aedes Aegypti é de 12 dias. Já com a alta temperatura e chuva, o ciclo evolutivo acelera e, em apenas 4 dias, já há novos insetos em circulação podendo contrair o vírus ao picar uma pessoa infectada e picar outra que, a partir de então, passará também a portar a Dengue. “É necessário que toda população esteja atenta e faça sua parte para que evitemos a Dengue no município”, orientou a Secretária de Saúde, Dra Maria Antonieta Gasparini.

Segundo o Prefeito de Promissão, Prof. Geraldo Chaves Barbosa, a administração municipal tem buscado oferecer qualidade de vida a família promissense em todas as esferas e na área da saúde há sempre um cuidado maior. Inclusive, sobre a Dengue, o Chefe do Executivo promissense disse se tratar de um grande dilema para muitos municípios e que Promissão tem investido para que consiga, sempre, enfrentar este período com o mínimo de casos possíveis, sendo por isso também, destaque perante outros municípios da região. “Na intenção de combater a Dengue sempre com sucesso em Promissão é que realizamos diversos investimentos no setor, montando laboratório, comprado equipamentos, entre outros, e tudo com recursos próprios”, contou Geraldo. O Chefe do Executivo promissense reforçou ainda que o poder público não pode enfrentar sozinho esta luta, reforçando as palavras da Secretária da Saúde, em que a população deve sempre colaborar e buscar com que se promova uma saúde de qualidade a todos.

_________________________________________________________________________________

Foto: Silvana Lícia Pereira
Texto: Silvana Lícia Pereira
Publicado por Graziela Fusco Ramos, em 21/01/11 às 14h58

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...