google-site-verification: googlec024a03e12b1de01.html

AGENTES COMUNITARIOS DE SAUDE DO BRASIL

BLOG DOS AGENTES COMUNITARIOS DE PROMISSÃO , LINS SABINO , GUAIÇARA , CAFELANDIA , PIRAJUI E TODA REGIÃO CENTRO OESTE PAULISTA.
Pesquisa personalizada

TRANSLATE

domingo, 25 de março de 2012

25/03/2012

Promissão tem a maior nota da região em índice de saúde

Índice coloca o município acima da nota do Estado, do país e de cidades como Lins, Penápolis e Bauru
O governo do município de Promissão, funcionários públicos da saúde e toda população têm mais uma conquista a comemorar. A cidade foi avaliada e certificada com uma das maiores nota no índice de Desempenho do SUS (Sistema Único de Saúde), o IDSUS. A nota obtida foi 5.78, sendo acima da nota do estado de São Paulo, 5.47 e do país, 5.77. Bauru teve 5.23, Guaiçara 5.54, Lins 4.53 e Penápolis, 5.73.

A média foi elaborada levando em conta as modalidades ambulatorial e hospitalar, em atendimentos voltados à saúde da criança, materno infantil, saúde da mulher, geral, urgência e emergência permeando por diferentes tipos de complexidade básica, média e alta. Os períodos analisados foram 2007 a 2009, em algumas modalidades e 2008 a 2010 em outras.
Merece destaque
O município destacou-se no trabalho desenvolvido pelas equipes de saúde bucal; pela cobertura do atendimento pré-natal (a cidade desenvolve com sucesso o Programa Gestante, incentivando as consultas pré-natais e entregando um kit-gestante ao final da série de consultas e exames necessários para a saúde do bebê); alta efetividade do atendimento em UTI (Unidade de Terapia Intensiva), com baixos índices de óbitos em menores de 15 anos; aumento do acesso ao exame de mamografia (o município implantou, em maio de 2009, um Centro Municipal de Mamografia, prevenindo o câncer de mama nas mulheres promissenses).

Teve boas notas também a avaliação dos exames citopatológicos (o município tem um programa específico que incentiva o exame diagnóstico precoce do câncer de colo de útero, com o atendimento na Casa de Saúde da Mulher e na Unidade Móvel de Saúde que, itinerante, vai aos bairros do perímetro rural e urbano da cidade, levando a prevenção) e efetividade também na cura da tuberculose e hanseníase, devido a um intenso trabalho de acesso e cura das doenças.

E não para por aí. Promissão teve nota máxima também na vacinação tetravalente em crianças com menos de 1 ano. Neste quesito, é importante destacar que a cidade tem uma Casa de Saúde da Criança com salas novas, equipamentos novos, totalmente equipadas com geladeira para conservação de vacinas, entre outros.

Conforme informou o Prefeito Municipal, professor Geraldo Chaves Barbosa, e a Secretaria Municipal de Saúde, dra Maria Antonieta Gasparini (Tuca), são muitos os motivos para comemorar. “São os frutos de um trabalho cuidadoso com a saúde”, destacou Tuca. “Sendo o resultado de investimentos feitos para que, na prática a família promissense tenha atendimentos de saúde de excelência e os resultados podem ser conferidos através deste alto índice avaliativo”, completou o Prefeito.  Foto: Silvana Lícia Pereira
Texto: Silvana Lícia Pereira


 SE VOCE QUER SABER QUAL A NOTA DA SUA CIDADE E COMO ELA SE DESTACOU NO  Índice de Desempenho do SUS (IDSUS)  BASTA SEGUIR O LINK http://portal.saude.gov.br/portal/saude/area.cfm?id_area=1080  .






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...